Análise de Fluidos

EVITE INATIVIDADES E FALHAS INESPERADAS DO SEU EQUIPAMENTO COM UM CHECK-UP REGULAR DO ÓLEO, LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO E COMBUSTÍVEL.

As Análises de Fluidos - Análise de Óleo, Análise de Líquido de Refrigeração e Análise de Combustível - são a forma mais rápida, precisa e fiável de ver o que se passa dentro do seu equipamento, ajudando a mantê-los com o máximo de rendimento e minimizando os seus custos de operação.

Com os Serviços Cat® S·O·S, irá poupar muito dinheiro. Um check-up regular do seu óleo, líquido de refrigeração ou combustível, é especialmente útil na planificação e tomada de decisões e a solução certa para evitar falhas inesperadas e tempo de inatividade. Tudo o que necessita de fazer é fornecer a amostra. Os nossos especialistas em análise de fluidos fazem o resto - com processos patenteados, química sofisticada e a mais recente tecnologia para revelar o desgaste excessivo, fluidos contaminados ou outros problemas “invisíveis”.

Os resultados dos Serviços S·O·S são apresentados num relatório claro, conciso e de fácil entendimento. Em cada relatório são fornecidas recomendações e ações imediatas para o problema detetado, sendo que se uma situação crítica é identificada, será imediatamente notificado.


Nossas Soluções de Análise

Análise de Óleo
Os testes das Análises S·O·S de Óleo escolhidas pelos engenheiros mecânicos e químicos da Caterpillar estão estruturados de tal forma que cobrem a problemática completa de um óleo em funcionamento. Desta forma poderemos avaliar tanto o estado do óleo como o do motor ou da máquina a que pertence.

Testes standards incluídos:

Análise da evolução de desgaste
+ Esta análise tem como objetivo vigiar e avaliar o desgaste dos componentes de um compartimento lubrificado.

Análise do Estado do Óleo
+ Com esta análise avaliam-se os compostos químicos para comprovar o nível de degradação do óleo (cinzas, oxidação, nitração, e sulfatação), com o fim de conhecer o estado das propriedades que garantem o ótimo funcionamento da sua unidade.

Análise da Limpeza do Óleo
+ Nesta análise efetua-se a contagem de partículas. Poeira, restos de soldadura, ferrugem, ou restos de tinta são exemplos de contaminantes que podem sujar o óleo, causando danos internos por abrasão ou sedimentação ao serem arrastados pelo óleo para o seu compartimento.

Provas de Contaminação por Água, Combustível ou Glicol
+ A presença de água, combustível ou glicol no óleo é um sinal de problemas que podem requerer uma correção imediata.
Análise de Líquido de Refrigeração
50% das avarias de um motor estão diretamente relacionadas com o sistema de refrigeração. Estes problemas podem advir de uma manutenção defeituosa do sistema, operação incorreta (como sobrecarga do motor ou de procedimento de arrefecimento inadequados), concentração errónea de componentes, ou problemas próprios do sistema de refrigeração.

A Análise S·O·S de líquido de refrigeração está estruturada em dois níveis (Nivel I e Nível II) para efetuar uma verificação geral da manutenção do sistema de refrigeração assim como para identificar a origem de problemas relacionados com a operação incorreta ou manutenção defeituosa.

Nível I: Verificação da Manutenção do Sistema de Refrigeração
+ Testes analíticos e parâmetros de observação para estudar o estado do líquido de refrigeração

Em função dos resultados da análise do Nível I, determina-se a necessidade de levar a cabo a análise de Nível II.

Nível II: Análise Exaustiva do Sistema de Refrigeração
+ Avaliação pormenorizada do líquido de refrigeração e dos seus efeitos no interior do sistema de refrigeração. Os testes têm como objetivo detetar a existência de problemas que podem dar lugar a avarias, a origem das mesmas e o mais importante, as possíveis soluções. Realizam-se testes ao estado do líquido de refrigeração, à evolução do desgaste e à deteção de contaminantes.
Análise de Combustível
O combustível representa o maior gasto de operação ao longo da vida de um equipamento. Em muitas ocasiões o combustível utilizado nos equipamentos está contaminado ou tem excesso de parafinas ou outros elementos que fazem com que não cumpra as especificações de qualidade da indústria, provocando avarias prematuras ou desgastes excessivos no motor.

A Análise S·O·S de combustível evita estas complicações efetuando um ensaio geral do estado do combustível. Esta análise utiliza-se em situações especiais, quando se duvida da proveniência ou das condições de armazenamento do combustível.

Analizam-se os seguintes parâmetros:
+ Nível de metais pesados para ver o possível desgaste dos elementos do motor
+ Existência de contaminação
+ Nível de enxofre
+ Contagem de partículas para comprovar a sua limpeza
+ Nível de fungos e bactérias
+ Presença de outros fluídos.
Faça login ou registe-se nos serviços CAT® S.O.S
Aceda aos resultados online das suas amostras 24 horas por dia, 7 dias por semana. O registo é muito fácil e o acesso é gratuito.
   

Como funciona?

Vantagens dos Serviços CAT® S.O.S

Reduz Tempo de Inatividade
Identifica problemas antes destes se tornarem grandes reparações.
Diagnóstico precoce é a solução para reduzir o tempo de inatividade e aumentar a produtividade do seu equipamento.
Sem perdas de desempenho
As principais reparações de compartimentos lubrificados podem ser regularmente evitadas com a monitorização das amostras de fluidos.
Menor custo
Realize mais tarefas a um menor custo e tenha um equipamento que vale mais aquando da sua comercialização ou venda.